Jean Carlos Cunha

.:: Diferente e eficiente::.

dicionario de informatica, informatica e seu dicionario, dicionario de palavras da informatica.

– Dicionário Informática – Comunicação – Internet.

Hacker – Pessoa maníaca por computador, grande conhecedor de rede e segurança.

Attach – Literalmente significa “anexo”. A expressão é utilizada para designar arquivos que acompanham mensagens de e-mail, newsgroup ou BBS. Não há restrição quanto ao tipo de arquivo que pode ser enviado (texto, imagem, som, programa, etc.).

Ban – Impedir um nick de entrar num canal, só operadores podem fazer isto, eles normalmente fazem isso para punir uma pessoa que esteja desrespeitando as regras do canal.

BBS – Serviço eletrônico que oferece recursos como correio eletrônico, acesso a outros computadores e serviços remotos, meios de oferecer e receber arquivos de domínio público, conversas on-line. O acesso ao BBS pode ser feito via modem, por discagem direta, de forma independente, sem o uso de uma rede.

Bcc – . Abreviatura de blind carbon copy. Cópia de uma mensagem de e-mail enviada para várias pessoas sem que o endereço dos destinatários apareça no documento. A maioria dos programas de e-mail oferece os campos Bcc e Cc. Quando se usa o Cc, todos os endereços aparecem na mensagem.

BITNET – Iniciais da expressão “Because It’s Time Network” (Porque é tempo de rede), é o nome de uma rede académica e de pesquisa iniciada em 1981 e operada pela Educom. Formada, na sua maior parte, por mainframes IBM, utiliza um protocolo diferente da Internet (RSCS – Remote Spooling Communication System). No entanto, é possível a troca de mensagens entre a Internet e a BITNET.

Bookmark – Uma ferramenta presente em todos os browsers atuais que serve como um bloco virtual de anotações. Nele, o usuário guarda os endereços que mais lhe interessam para poder acessá-los quando quiser.

Bots – São programas de computador que simulam ser um usuário do IRC para cumprir determinadas funções. Existem tanto bots benéficos como os que ajudam na administração do canal quanto bots maléficos que visam desconectar uma pessoa do IRC.

Browser – Paginador, ou navegador. Programa utilizado para visualizar as páginas da World Wide Web (WWW). Muitos deles já são bem populares, em especial o Microsoft Internet Explorer, o Firefox e o Opera. Há ainda o Netscape Navigator, IBM Mosaic, o HotJava, Lynx (para Unix), NetManage WebSurfer, Oracle PowerBrowser, etc. Neles estão os comandos e as ferramentas que auxiliarão a acessar os sites da rede e a guardá-los para uso futuro.

Canal IRC – São as divisões do IRC, é como se fossem salas onde as pessoas que estão podem conversar entre si mandando mensagens que serão vistas por todas as pessoas que estão no canal.

Chat – Lugar na internet aonde as pessoas se encontram para conversar.

CiberEspaço – Mundo virtual, onde transitam as mais diferentes formas de informações.

Conexão Direta – Ligação permanente entre dois computadores. Também é conhecida como linha dedicada.

Configuração – Configurar seu computador e as diversas partes a ele conectadas significa estabelecer características comuns, para que funcione em harmonia. Configurar um programa é ajustá-lo às características da sua máquina e de sua própria pessoa (personalização).

Conta – Permissão para acesso a um dos servidores da Internet e, por meio dele, a toda a rede.

Cookies – Mensagem enviada ao browser por um servidor Web. Normalmente, esta mensagem é gravada no micro cliente como um arquivo de texto. Sempre que o cliente volta a acessar aquele site, a mensagem é reenviada ao servidor. O objetivo do cookie é identificar o usuário e, por exemplo, exibir páginas personalizadas. Para isso, o usuário precisa ter fornecido informações pessoais numa visita anterior ao site.

DCC – Abreviatura de Direct Client to Client (Direto Cliente a Cliente), é um método usado em chats (para reduzir o lag) ou para passar arquivos entre duas pessoas que estejam no IRC.

Discussão – Fóruns globais onde pessoas com interesses em comum trocam informações, debatem idéias e fazem perguntas umas às outras. Tudo através de mensagens que são distribuídas aos usuários pelo esquema de Mailing List ou Newsgroups.

DNS – Sistema responsável pela conversão dos endereços no formato simbólico (Exemplo: vortex.ufrgs.br) para o formato numérico (Exemplo: 143.54.1.7), também chamado de endereço IP.

Domínio – Um termo do LAN Manager e do Windows NT utilizado para representar um grupo de dispositivos, servidores e computadores agrupados dentro de uma rede. O termo também é utilizado na Internet com o mesmo sentido. É um sistema de endereçamento que envolve um grupo de nomes que são listados com pontos entre eles, na ordem do mais específico para o mais geral. No caso do Globo On, por exemplo, o domínio “oglobo.com.br” representa a área da rede sob a qual estão abrigados seus recursos.

Download – É a transferência de um arquivo de outro computador para o seu computador através da rede. “Baixar” um arquivo significa fazer o download do mesmo.

E-mail – Sistema de transmissão de documentos e mensagens entre pessoas através do uso de computadores. Na Internet, talvez seja o segundo serviço mais popular, depois das páginas WWW.

Endereço IP – Número especialmente desenvolvido para acessar um determinado computador na Internet. Veja DNS.

Ethernet – Um padrão muito usado para a conexão física de redes locais, originalmente desenvolvido pelo Palo Alto Research Center (PARC) da Xerox nos EUA. Descreve protocolo, cabeamento, topologia e mecanismos de transmissão. Os dados trafegam a velocidade nominal de 10 Mbps.

Firewall – Combinação de hardware e software cujo papel é o de filtrar o trânsito de informações entre redes fechadas (como as de uma empresa) e a Internet. Impede que usuários não autorizados entrem nesta rede interna, via Internet, ou que dados de um sistema caiam na Internet, sem prévia autorização. Usa sistemas de monitoração que olham tudo o que entra e sai do servidor e outros protocolos de segurança.

FTP – Protocolo de Transferência de Arquivos. Ferramenta que permite transferir arquivos e programas de uma máquina remota para a sua e vice-versa na Internet. Também é utilizado para designar o programa (Unix e Windows 95) que realiza a transferência dos arquivos.

FTP Anônimo – É o uso do protocolo FTP em localidades conectadas à Internet que oferecem acesso público aos seus arquivos, sem a necessidade de identificação ou senha especial. Normalmente o sistema requer que o login seja “anonymous” e a senha seja o e-mail do usuário.

FYI – Uma série de documentos sobre a Internet que contêm informações básicas para usuários iniciantes.

G-Line – Recurso usado por IRCops para impedir que determinado usuário ou um grupo deles entre em qualquer servidor da rede. Ao contrário do k-line ele vale em toda rede, mas costuma durar poucas horas. Geralmente é usado contra quem insiste em usar bots de ataque.

Gopher – Sistema de organização de arquivos através de menus. Feramenta muito usada com a função de localizar e recuperar arquivos na Internet. O nome “gopher” é proveniente do mascote da Universidade de Minnesota, local onde o projeto foi desenvolvido. Os servidores Gopher podem ser acessados via telnet ou através de um browser (v3.0 em diante). No Brasil, existem servidores Gopher como: ANTARES – Rede de Servicos de Informacao em Ciencia e Tecnologia. Centro de Recursos em Bioinformatica (BBRC), Brasilia, DF. RNP – Rede Nacional de Pesquisa – Rio de Janeiro. Projeto hiperNet – Universidade Federal de Santa Catarina, SC. Universidade de São Paulo. PUC – Rio de Janeiro. Base de Dados Tropical (BDT), Campinas, SP.

HTTP – Este protocolo é o conjunto de regras que permite a transferência de informações na Web e permite que os autores de páginas de hipertextos incluam comandos que possibilitem saltos para recursos e outros documentos disponíveis em sistemas remotos, de forma transparente para o usuário.

InfoBahn – O mesmo que super-rodovia de informações ou super infohighway. É o conjunto de ligações entre computadores, formando uma rede de redes, com meios de comunicação extremamente rápidos. Nome usado as vezes abusivamente pela mídia tradicional para designar as redes atualmente existentes, em particular a Internet, pois a grande maioria delas ainda tem interligações bastante lentas.

Internet – É uma rede de redes que se comunicam através do protocolo TCP/IP. Originalmente criada nos EUA, se tornou uma associação mundial de redes interligadas, em mais de 70 países.

Internic – Uma organização americana que atribui números IP únicos a quem os pedir e é também o gestor da raiz (topo da hierarquia) do DNS mundial. Também mantém uma série de informações a respeito da Internet. Você pode acessar estas informações via FTP, utilizando o endereço ftp.internic.net.

Intranet – São redes corporativas que se utilizam da tecnologia e infra-estrutura de comunicação de dados da Internet. Utilizadas na comunicação interna da própria empresa e/ou comunicação com outras empresas.

IP – O mais importante dos protocolos em que se baseia a Internet. Parte IP do protocolo TCP/IP, é responsável por direcionar os pacotes de informação na rede da origem até o destino.

IRC – Sistema interativo no qual os usuários da Internet podem conversar (através do teclado) em tempo real, possibilitando ainda a transferência de arquivos entre os usuários. Depois do e-mail, é o serviço mais popular da Internet. Existem várias opções de canais, proporcionando maior privacidade. No Brasil, existem vários servidores de IRC que podem ser acessados através de programas como o Global Chat ou o popular mIRC.

Knowbot – Uma ferramenta que permite que sejam pesquisados diversos bancos de dados diferentes a procura de endereços eletrônicos e outras informações sobre usuários da Internet.

LAN – Qualquer rede tecnológica física de comunicações que opera em alta velocidade (0.1 a 100 Mbps) em curtas distâncias. Serve aos usuários dentro de uma área geográfica limitada.

Link – É a ligação de um item em um hiperdocumento a outros documentos. Este link pode levar a um texto, uma imagem, som, vídeo, outro hiperdocumento ou mesmo outro protocolo, através do seu endereço na Rede.

Listserv – Programa que fornece o processamento automático de muitas funções envolvidas com as listas de correspondência (Mailing Lists). O envio, através do correio eletrônico, de mensagens apropriadas para esse programa automaticamente o inscreve (ou cancela a inscrição) como usuário de uma lista de discussão. O listserv também responde solicitações de índices, FAQs, arquivos das discussões anteriores e outros arquivos.

Local – É como se denomina o computador que solicita um serviço

NetFind – Ferramenta utilizada para procurar os endereços eletrônicos dos usuários da Internet.

Netiqueta – Comportamento aceitável na rede. Regras de ciberconvivência baseadas no bom senso. Se refere às boas maneiras de usar a Internet, como não enviar mensagens que possam ofender alguém ou escrever com letras maiúsculas, o equivalente a gritar numa conversa.

NetSplit – Perda de conexão entre dois ou mais servidores de uma rede. Os usuários de cada lado vêem como se o pessoal que ficou do outro lado tivesse saído do IRC, mas na verdade é como se fossem criadas duas redes temporariamente. Em geral ele dura pouco tempo.

Nick – Forma de identificação usada no IRC, é como se fosse seu nome no IRC.

Nuke – Um bug que resulta em grandes danos, inclusive ao sistema operacional.

2.Tipo de ataque por hackers que consiste em interromper os serviços de computadores conectados à Internet; são diversos os nukes conhecidos, com diferentes sintomas básicos (travamento da conexão com a Internet, travamento do sistema, tela azul de erro, etc.).

Offline – Fora da linha – desconectado, fora de operação de rede; dispositivo que não está sob o controle do computador ou de sua CPU.

OP – Pessoas responsáveis pela administração de um canal de IRC seu nick é precedido por uma @. Eles podem retirar do canal ou impedir de entrar determinado usuário.

Ping – O ping é um programa TCP/IP usado para testar o alcance de uma rede, enviando a nós remotos uma requisição e esperando por uma resposta.

Plugin – Software que é acoplado a um aplicativo para ampliar suas funções. Dessa forma os programas vão sendo implementados de acordo com as atualizações que os fabricantes fornecem.

Portal – Site de um determinado conteúdo na Internet ou diversos, por exemplo, o PCDicas é um Portal de Informática, onde você pode achar tudo ou quase tudo relacionado ao seu assunto.

Posting – Um artigo individual mandado para um grupo de discussão ou o ato de mandar um artigo para o mesmo.

Postmaster – A pessoa encarregada pelo administração do sistema de correio eletrônico de uma localidade.

PPP – Protocolo que permite ao computador usar os protocolos TCP/IP com o padrão telefônico. Substitui o SLIP. O PPP oferece uma maior correção de erros, assegurando a integridade dos arquivos obtidos. Seu desempenho, porém, é um pouco mais lento do que do SLIP.

Site – Um endereço dentro da Internet que permite acessar arquivos e documentos mantidos no computador de uma determinada empresa, pessoa, instituição. Existem sites com apenas um documento; o mais comum, porém, principalmente no caso de empresas e instituições, é que tenha dezenas ou centenas de documentos. O site do Guia do Buscador, por exemplo, fica no endereço http://www.guiadobuscador.com.br

SLIP (Serial Line Internet Protocol) – Modalidade de conexão que permite aos computadores se integrar ao ambiente da Internet diretamente, em vez de utilizar máquinas provedoras de acesso como intermediárias.

SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) – É o protocolo utilizado para enviar mensagens de correio eletrônico.

T1, T3 – Padrões que representam 1.544 megabits (T1) e 45 megabits (T3) por segundo na transmissão de dados.

TCP/IP (Transmission Control Protocol / Internet Protocol) – Os dois protocolos básicos da Internet, usados para viabilizar a transmissão e troca de dados de redes diferentes, permitindo assim que os computadores se comuniquem. Foi criado em 1970 pelo governo americano. Como o TCP/IP foi desenvolvido a partir de fundos públicos, ele não pertence a uma empresa específica e pode ser utilizado por qualquer computador para o compartilhamento de informações com outro computador.

Telnet – Ferramenta utilizada para estabelecer comunicação com outras máquinas em outros lugares. Quando é estabelecida a conexão via Telnet, você está no computador remoto, ou seja, é como se você estivesse usando o computador no lugar onde ele está instalado. Permite uma conexão pura e simples entre duas máquinas, sem interface gráfica.

TN3270 – Uma versão especial de Telnet para acessar mainframes IBM.

Trojan – Conhecido também como cavalo de tróia, é um arquivo que quando executado abre uma determinada porta de sua máquina fazendo com que terceiros possam ter acesso total e completo além de fornecer as senhas de seu compu, da net, etc,…

Upload – É a transferência de um arquivo do seu computador para outro computador através da Rede.

Voice Mail – Refere-se a sistema de e-mail (ver) que suporta áudio, permitindo que os usuários remetam e recebam o apropriado arquivo de áudio com a mensagem.

URL (Uniform Resource Locator) – É o sistema de endereçamento e localização utilizado pelo WWW e um padrão de endereçamento proposto para toda a Internet. Os endereços usados na Web, por exemplo (http://www.pcdicas.com.br) são URLs.

Veronica – Um poderoso sistema para pesquisa de informações em diversos bancos de dados da Internet. A pesquisa é feita em servidores Gopher a partir de palavras chaves fornecidas pelo usuário.

Webmaster – Pessoa Responsável por Administrar um Site na Internet. Webmaster é coordenador do Site ou pode ser o dono do Site.

Fonte: Tia NET e outros blogs

 comentario

Uma resposta para “dicionario de informatica, informatica e seu dicionario, dicionario de palavras da informatica.

  1. Cialis 6 de março de 2010 às 7:24 pm

    iGaugG Excellent article, I will take note. Many thanks for the story!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: