Jean Carlos Cunha

.:: Diferente e eficiente::.

hacker Dicionario Usuarios.Hacker.Lammers.Crackers.Todos os users da net..

hacker

Dicionario Usuarios

.Hacker

.Lammers.

Crackers.

Todos os

users da net..

Ola pessoal neste post teremos a lista dos termos usados pelos hackers, lammers e demais…

Letra A

acceptable use policy – Regras de boa conduta para a utilização correta da rede e seus serviços. Pode ser um  documento distribuído ao novo utilizador de um determinado sistema.

anonymous – Anônimo. Normalmente utilizado para o login num servidor FTP, para indicar que se trata de um  utilizador não registado na maquina em questão. A password a fornecer deve ser o endereço eletrônico.

ANSI – Conjunto de normas para a transmissão de caracteres de controle para um terminal, permitindo: tratamento de  cores e outros atributos, movimento do cursor, som, etc. terminais.

archie – Ferramenta que permite a procura de arquivos e informações em servidores FTP. Indica-se ao archie o nome  do arquivo (ou parte dele) que deseja encontrar e ele fornece o nome (endereço) dos servidores onde pode encontrar.

arpanet – Rede de computadores criada em 69 pelo Departamento de Defesa norte-americano, interligando na altura  instituições militares. Em meados dos anos 70 varias grandes universidades americanas aderiram à rede, que deu lugar  à atual Internet.

article – Artigo. Um texto existente na Usenet/News.  artigo – Um texto existente na Usenet/News.

ASCII – Norma para a codificação de caracteres através de números binários, utilizada em diferentes computadores.  Define a codificação dos caracteres com códigos de 0 a 127.

Auto-estrada da informação – Um ligação ou conjunto de ligações entre computadores, formando uma rede de redes,  de preferencia com meios de comunicação extremamente rápidos. Um nome abusivamente usado por vezes (sobretudo  nos meios tradicionais) para designar a(s) rede(s) atualmente existente(s) (e em particular a Internet), pois uma grande  parte delas ainda tem muitas interligações bastante lentas, longe do futuro próximo em que tudo se contara’ em  dezenas de Mbps e Gbps… 🙂

AUP – ver acceptable use policy.  auto-estrada eletrônica – Ver auto-estrada da informação.

Letra B

Baud – Quantidade de informacoes que sao transferidas entre dois computadores interligados.

Bios – É a memoria basica da maquina. Contem instrucoes primarias para o funcionamento correto da maquina. É na  BIOS que fica armazenada a informacao de que em seu PC existe um teclado, por exemplo.

Bug – Erro em algum programa ou arquivo.

Backbone – Estrutura de nível mais alto em uma rede composta por várias sub-redes.

Bandwidth – Largura de Banda. Termo que designa a quantidade de informação passível de ser transmitida por  unidade de tempo, num determinado meio de comunicação (fio, onda radio, fibra óptica, etc.). Normalmente medida  em bits por segundo, kilobits por segundo, megabits por segundo, kilobytes por segundo, megabytes por segundo, etc.

BBS – Bulletin Board System. Computador (1 ou vários) que permitem que os usuários se liguem a ele através de uma  linha telefônica e onde normalmente se trocam mensagens com outros usuários, se procuram arquivos e programas ou  se participa em conferencias (fóruns de discussão) divulgadas por varias BBS. Digamos que uma BBS esta’ para a  Internet assim como uma aldeia está para o Mundo.

Bitnet – Rede mundial acessível pela Internet, mas distinta desta, com características educacionais.

Browser – Um programa que permite visualizar e utilizar uma dada base de dados, distribuída ou não por vários  computadores. Termo normalmente aplicado para os programas que permitem navegar no World-Wide-Web.

BTW – Sigla do inglês “By the Way” (Já’ agora / Por falar nisso, etc.). Usada em textos de correio eletrônico, artigos de  news, etc.

Letra C

Cavalo de Tróia – É uma especie de virus (voce programa para fazer o que quiser). Muito mais potente que um virus  comum que tem como unica funcao destruir computadores.

Cello – Um programa (browser) para navegar no WWW.

Criptografia – Torna algum programa ou mensagem secreta, ou seja, so’ podera’ ler aquela mensgaem ou executar  aquele programa a pessoa que tiver a chave criptografica (que serve como uma senha) para desencriptar-los.

CERN – Centre Europeen de Recherche Nucleaire. Centro Europeu de Investigação Nuclear. Um dos centros mais  importantes da Internet (e, claro, da investigação física). Nele trabalham centenas (ou mesmo milhares?) de  investigadores e a sua “jóia da coroa” é um grande circulo de aceleração de partículas com 27 Km de diâmetro, que  fica por baixo de Genebra, na Suíça, atualmente o maior acelerador de partículas existente no Mundo.

CERT – Computer Emergency Response Team. Organismo criado em 1988 pela Darpa, visando tratar questões de  segurança em redes, em particular na Internet.

Chain letter – Uma carta que é recebida por alguém e enviada para varias pessoas e assim sucessivamente até que se  torna excessivamente difundida. Normalmente o seu texto incita à difusão da carta por outras pessoas.

Chain mail – Ver “chain letter”.

Ciberespaco – Por ciberespaco designa-se habitualmente o conjunto das redes de computadores interligadas e de toda  a atividade ai existente. É uma espécie de planeta virtual, onde as pessoas (a sociedade da informação) se relacionam  virtualmente, por meios eletrônicos. Termo inventado por William Gibson no seu romance Neuromancer.

Client – Cliente. No contexto Cliente/Servidor, um Cliente é um programa que pede um determinado serviço (por  exemplo, a transferencia de um arquivo) a um Servidor, outro programa. O Cliente e o Servidor podem estar em duas  maquinas diferentes, sendo esta a realidade para a maior parte das aplicações que usam este tipo de interação.  cliente – Ver client.  conexão – Ligação do seu computador a um computador remoto.

Correio caracol – Tradução do inglês “snail mail”. Ver snail mail.

Correio eletrônico – Correio transmitido por meios eletrônicos, normalmente, redes informáticas. Uma carta eletrônica  contem texto (como qualquer outra carta) e pode ter, eventualmente, anexo um ou mais arquivos.

Crosspost – Fazer o crosspost de… Ato de enviar para um grupo de news um artigo (ou parte) já’ publicado (ou a  publicar na mesma altura) noutro grupo.

Cracker – Indivíduo que faz todo o possível e o impossível para entrar num sistema informático alheio, quebrando  sistemas de segurança, para assim poder causar danos.

Cyberspace – Ver ciberespaco.

Letra D

Daemon – Programa que corre (que foi lançado) num computador e esta’ (sempre) pronto a receber instruções/pedidos  de outros programas para a execução de determinada ação.

Defaults – Diz-se que é a configuracao normalmente utilizada por um equipamento ou programa.

Domain – Domínio. Nome à direita do símbolo @ num endereço eletrônico. Por exemplo: o dominio do meu provedor  e’ hotmail.com

Débito – Quantidade de informação por unidade de tempo.

Dial-IN – Designação de um tipo de ligação ou de um ato de ligação à Internet, neste caso pelo estabelecimento de  uma chamada (telefônica – Dial) para um computador, através de, por exemplo, um modem.

Dial-UP – Ver Dial-IN.

DNS – Sigla de Domain Name Server. Designa o conjunto de regras e/ou programas que constituem um Servidor de  Nomes da Internet. Um servidor de nomes faz a tradução de um nome alfanumérico (p. ex. microbyte.com) para um  numero IP (p. ex. 192.190.100.57). Por exemplo, no DNS brasileiro, gerem-se todos os nomes terminados em br.  Qualquer outro nome será’ também traduzido pelo mesmo DNS, mas a partir de informação proveniente de outro DNS  (isto se essa informação não tiver sido previamente obtida).

Domínio – Ver domain.

Domínio publico – Algo que esta’ no domínio publico (software, p. ex.) é algo que se pode copiar, cortar, colar,  queimar, distribuir, deleitar e normalmente utilizar sem pagar o que quer que seja! 🙂 Normalmente deve ser dado o  devido credito ao(s) autor(es) desse algo.

DOOM – Um dos mais famosos jogos distribuídos em shareware na Internet. Os seus criadores (3 jovens) ficaram  rapidamente milionários! 🙂 Tem vários níveis, efeitos sonoros, é a 3 dimensões e permite que vários jogadores joguem  simultaneamente, cada um no seu computador. Um verdadeiro clássico no gênero (tiros e explosões).

Download – Fazer o download de um arquivo. Ato de transferir o arquivo de um computador remoto para o seu próprio  computador, usando qualquer protocolo de comunicações.

Letra E

Endereço IP – É o endereco que uma maquina possui ao se conectar na Internet. A cada vez que voce se conecta, voce  obetem um novo endereco IP.

Edu – Sufixo presente em variados endereços na Internet e que designa instituições de ensino/educação  (edu=educational).

elm – Um programa/leitor de correio eletrônico para ambientes Unix (se bem que também se possam encontrar versões  para outros sistemas operativos). À base de menus com escolha de opções por letras e teclas de cursor.

email – Eletronic Mail. Correio Eletrônico.

email address – Endereço (de correio) eletrônico. Ver Endereço eletrônico.

emoticon – ver smiley.

endereço eletrônico – É um cadeia de caracteres, do tipo “nome_usuario@qqcoisa.empresax.br” (sem aspas) que  identifica univocamente um determinado utilizador dentro da Internet e, em particular, a sua caixa de correio  eletrônica. Qualquer envio de correio eletrônico para esse utilizador deve ser feito para o seu endereço eletrônico.

ethernet – Uma das arquiteturas possíveis em redes locais. As redes Ethernet usam normalmente cabos coaxiais que  interligam vários computadores. Cada um deles acede à rede em concorrência com os outros, existindo depois  regras/convenções que permitem designar qual o computador que deve transmitir informação num determinado  instante. A informação pode ser transmitida em modo “Broadcast”, ou seja, para todos os outros computadores da rede  e não apenas para um só’.  eudora – Um programa/leitor de correio eletrônico muito completo, existente em varias plataformas, entre elas, os  Macintosh e PC (Windows). Recomendado.

Letra F

Firewall – Parede de Fogo. Medida de segurança que pode ser implementada para limitar o acesso de terceiros a um  determinada rede ligada à Internet. Os mecanismos de implementação são variados.

em breve mais palavras e traduções …

comemtem….

Anúncios

2 Respostas para “hacker Dicionario Usuarios.Hacker.Lammers.Crackers.Todos os users da net..

  1. samuca 27 de novembro de 2008 às 7:08 pm

    nossa muito curiosa essa lita ai em fi…..

  2. Pingback: Trackback

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: