Jean Carlos Cunha

.:: Diferente e eficiente::.

Configurar rede via dos, placa de rede via dos

Ola pessoal to a todo vapor… rsrsrsrs….

Configuração da rede feita via linha de comando através do MS-DOS ao invez de pelo painel de controle.

Ao configurar a rede via DHCP, você pode checar rapidamente qual endereço IP está sendo usado por cada micro usando o comando “ipconfig” dentro do prompt do MS-DOS:

dos

Para configurar a rede, especificando manualmente os endereços, você usaria:

C:\> netsh int ip set address name=”Conexão Local” source=static 192.168.0.22
255.255.255.0 192.168.0.1 1

… onde o “Conexão Local” é o nome da conexão de rede (da forma como aparece no painel de Conexões de rede do Painel de controle), seguido pelo endereço IP, máscara e gateway da rede. Não se esqueça do número “1” no final, que é um parâmetro para a configuração do gateway.

Para configurar o DNS, você usaria:

C:\> netsh int ip set dns “Conexão Local” static 200.204.0.10

Para configurar os endereços e DNS via DHCP, você pode usar os comandos:

C:\> netsh int ip set address name=”Conexão Local” source=dhcp
C:\> netsh int ip set dns “Conexão Local” dhcp

O endereço obtido via DHCP precisa ser renovado periodicamente, o que é feito de forma automática. Mas, em algumas situações, o sistema pode falhar em renovar o endereço (o que é relativamente comum ao acessar via cabo, por exemplo) fazendo com que seu micro seja desconectado da rede. Nestes casos, você pode forçar a renovação do endereço IP clicando com o botão direito sobre o ícone da conexão, dentro do painel de controle e acessando a opção “Reparar”, ou usando os dois comandos abaixo no prompt do MS-DOS:

C:\> ipconfig /release
C:\> ipconfig /renew

Um exemplo de configuração de rede completa para um dos micros da rede, que vai acessar a internet através do micro que está compartilhando a conexão, seria:

IP: 192.168.0.2
Máscara: 255.255.255.0
Gateway: 192.168.0.1 (o endereço do micro compartilhando a conexão)
DNS: 200.204.0.10, 200.204.0.138

O micro que está compartilhando a conexão por sua vez vai ter duas placas de rede, uma para a internet e outra para a rede local, por isso vai ter uma configuração separada para cada uma. A configuração da internet é feita da forma normal, de acordo com o tipo de conexão que você usa, enquanto a configuração da rede interna segue o padrão que vimos até aqui.

Neste exemplo, estou usando dois endereços de servidores DNS externos na configuração do cliente, mas é possível instalar um servidor DNS na máquina que está compartilhando a conexão, incluindo inclusive nomes para as máquinas da rede local. Neste caso, você pode usar o endereço do gateway também como DNS:

rede

Note que, neste caso, os micros da rede local utilizam uma faixa de endereços privada (192.168.0.x no exemplo), uma faixa de endereços que não existe na internet. O único que possui um endereço IP válido na internet é o roteador, que por isso é o único que pode ser acessado diretamente de fora. Ele fica responsável por interligar as duas redes, permitindo que os micros da rede interna acessem a internet.

Este método de compartilhamento de conexão é chamado de “NAT” (Network Address Translation). Ao receber um pacote de um dos micros da rede local endereçado à internet, o servidor substitui o endereço da estação (192.168.0.2, por exemplo) pelo seu endereço de internet (200.220.134.54, por exemplo) e o envia ao destinatário. Ao receber resposta, o servidor novamente troca o endereço de internet do destinatário pelo seu (do servidor) IP de rede local. A estação acha que está conversado diretamente com o servidor e não enxerga os demais hosts da internet enquanto eles (os demais hosts) enxergam apenas seu servidor e não os demais micros da rede local, que permanecem invisíveis.

comemtem….

Uma resposta para “Configurar rede via dos, placa de rede via dos

  1. Zebas 13 de novembro de 2009 às 10:11 am

    Olá, como faço para configurar o mesmo IP em varias placas de rede existentes no computador ao mesmo tempo, sem ter que colocar o nome delas EX: “Conexão Local”. Teria algum jeito de detectar as placas e setar o IP nelas? Obrigado.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: