Jean Carlos Cunha

.:: Diferente e eficiente::.

O que é pirataria de software. conceitos sobre esse tema

Esse post é a titulo de conhecimento porem bastante explicativo…

O que é Pirataria de Software?

Existem várias modalidades de pirataria de software. O que há em comum entre todas é que ao piratear um software, seu desenvolvedor não recebe compensação por seu trabalho.

Os efeitos da Pirataria de Software

Quando software é pirateado, consumidores, desenvolvedores de software, e revendedores são prejudicados. A pirataria de software aumenta o risco de que o computador do consumidor seja corrompido por software defeituoso, malicioso e infectado com vírus ou outras ameaças à sua segurança e privacidade.

Quem fornece software defeituoso e ilegal não pode fornecer suporte técnico. O software pirateado normalmente tem documentação inadequada, que não permite aos consumidores usufruir todos os benefícios do pacote de software. Além disso, os consumidores não têm a possibilidade de receber versões aperfeiçoadas do programa e suporte técnico, que estão tipicamente disponíveis aos usuários legitimamente registrados. Software pirateado pode custar muito tempo e dinheiro a seus usuários.

Os desenvolvedores perdem renda de seus programas pirateados, tanto de produtos atuais quanto de programas futuros. Isso se dá porque quando software é vendido, a maioria dos desenvolvedores investem uma parte da renda em pesquisa e desenvolvimento futuro em melhorias do pacote de software. Quando esses programas são pirateados, fica mais caro o desenvolvimento de novos softwares e isso resulta em prejuízo para toda a sociedade.

Tipos de Pirataria


Pirataria de usuário final

A pirataria de usuário final se dá quando um única cópia licenciada de um software é instalada em diferentes computadores. Outra forma comum de pirataria de usuário final é quando uma versão “crackeada” do software é usada. Um software crackeado é aquele em que o usuário informa uma chave de registro que invalida a proteção de cópia, ou códigos de tecla gerados ilegalmente que destrancam uma versão limitada.

Pirataria de revendedor

A pirataria de revendedor acontece quando um revendedor sem escrúpulos distribui cópias de um único software para clientes diferentes; isso se dá principalmente com sistemas operacionais e software precarregados em computadores novos. O usuário não recebe os discos, manuais e registros do software. A pirataria de revendedor acontece também quando se vender versões falsificadas de software, imitando embalagens, selos e documentos do software original. Sinais de pirataria de revendedor são vários usuários com o mesmo número de série, falta de documentação original, uma configuração incompleta configurar, e, ausência ou insuficiência de documentação original.

Violação de marca registada

A infração acontece quando uma empresa não credenciada se apresenta como negociante autorizado, técnico, provedor de apoio ou revendedor, ou usa indevidamente um nome de marca registrada.

Pirataria de Internet

A pirataria de Internet acontece quando ocorre uma transferência eletrônica de software com direitos autorais. Operadores de sistemas e/ou usuários disponibilizam materiais com direitos autorais na Internet para outros copiar e usar sem a licença correspondente. Freqüentemente hackeres distribuem ou vendem software crackeado. O desenvolvedor não recebe qualquer dinheiro pelo software distribuído pelo hacker. Essa é uma violação dos direitos autorais do desenvolvedor.

Outra técnica usada por piratas de software é obter ilegalmente uma cópia registrada de software. O pirata compra um única cópia e a usa em vários computadores. Ainda outra técnica dos piratas é a compra de software com cartões de crédito clonados ou roubados. Infelizmente, as técnicas e táticas usadas pelos piratas são cada vez mais sofisticadas.

A pirataria é um problema sério. É um obstáculo ao crescimento da indústria de software. Isso resulta em um atraso no desenvolvimento de aplicações melhores para todos.

Ajude a preservar os direitos autorais dos desenvolvedores de software e a garantir software melhores para todos: denuncie casos de pirataria de software.

comentem……

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: