Jean Carlos Cunha

.:: Diferente e eficiente::.

Como funciona a internet? Funcionamento da net!

Este post é ate meio ilario dizendo como funciona a internet essa rede tao longa e louca porem essa explicação sera uma amostragem geral do funcionamento da internet…

A transmissão da informação

O Protocolo de Internet ou IP é a base da arquitetura na qual fundamenta-se o funcionamento da Internet. Uma forma simples de explicar como funciona o IP e a transmissão de dados em pacotes é usando este elementar exemplo: Imagine que você é um escritor e que deseja enviar a última versão de um livro de 3.000 palavras do seu escritório em Miami, ao seu editor na Colômbia.

Passo um: Procurar o endereço
Obviamente o primeiro que deve fazer é procurar o endereço de seu editor.

Passo dois: Pôr o livro num envelope
O que a maioria das pessoas faria é mandar o livro num único envelope. Porém, seria muito mais seguro enviar cada capítulo num envelope separado.
Dessa forma, se algum deles se perdesse no caminho, seu editor poderá trabalhar com o material que recebeu enquanto você envia novamente os que se perderam.

Passo três: Numerar e pôr o endereço em cada envelope
Com o objetivo de garantir que seu editor saiba a ordem dos capítulos, deve numerar os envelopes cuidadosamente e, logicamente, escrever o endereço de seu editor no meio do envelope, assim como seu remetente no angulo superior esquerdo.

Passo quatro: Depositar os envelopes no correio
Finalmente, você vai colocar seu precioso manuscrito na caixa de correios da rua (já que não quer que esse importante trabalho se misture com o correio e relatórios internos de seu escritório) com instruções detalhadas para que os envelopes cheguem à Colômbia o mais cedo possível.

Passo cinco: Enviar cada envelope o mais rápido possível
Neste momento, os funcionários da agência de correios averiguarão onde é a Colômbia, qual é forma mais rápida de enviar correspondência para lá e começarão a enviá-la. Alguns envelopes podem ir através da agência central de correios dos Estados Unidos que está em Washington, outros podem ser enviados por FedEx (passando por seu centro de distribuição em Memphis), outros serão enviados por UPS (através de seu centro em Louisville). Não há como prever qual decisão tomarão os funcionários da sala de distribuição ou por qual rota serão enviados os envelopes; o único certo é que em cada novo centro de distribuição, cada funcionário vai tentar encontrar e enviar a correspondência pela via mais rápida possível no momento exato. É possível que alguns de seus envios não tomem a rota aparentemente mais direta – através de Timbuctú, por exemplo- se estiver fora de serviço a via mais rápida para chegar de Miami à Colômbia.

Passo seis: Chegada dos envelopes e remontagem do livro
Finalmente, os envelopes chegarão na Colômbia na sala de correios de seu editor e serão entregues no seu escritório. Certamente ele os arrumará conforme a numeração e começará a abri-los. Se algo deu errado no caminho, pedirá que envie capítulos perdidos ou danificados, porém, o mais provável é que envie uma nota na qual confirma o recebimento de seu livro.

Comunicações pela Internet

O caso que descrevemos é muito similar ao que acontece na Internet. O processo de enviar e receber correspondência se realiza por meio dos protocolos de controle de transmisão (Transmission Control Protocol) e Internet (Internet Protocol) ou TCP/IP e acontece cada vez que alguém se comunica através da Internet, seja enviando um documento de 3.000 páginas, um e-mail de duas palavras, ou clicando um link (hyperlink) de um site na Web.

Passo um: Procurar o endereço
A primeira ação que o computador/emissor realiza é procurar o endereço exato do receptor da informação – chamado endereço IP. Para qualquer usuário, os endereços na Internet são muito simples: www.redacaovirtual.com, por exemplo. Entretanto, um computador não entende este endereço, já que não inclui nenhuma informação que lhe seja útil. O que o computador entende é uma linguagem numérica que neste caso se compõe de series de quatro números separados por um ponto (234.123.12.21 por exemplo.) Seria difícil, senão impossível, lembrar este tipo de endereços. Além disso, os endereços numéricos também mudam, às vezes.

No inicio da década de oitenta, a Sun Microsystems criou o DNS (Domain Name System). O DNS estabelece uma série hierarquizada de domínios (domains) – grupos de computadores na Internet -, que dá a cada computador um endereço ou domínio usando letras em idiomas reconhecíveis ao invés de números. Os domínios no topo da lista mantêm listas e endereços dos domínios imediatamente inferiores e assim sucessivamente.

Com o endereço IP, o computador/emissor sabe onde enviar os dados.

Passos dois e três: Dividir o documento em pacotes e identificá-los
Neste momento o documento original é dividido em pequenos “pacotes” entre 1.500 e 2.000 caracteres pelo Transmission Control Protocol (TCP), que além disso os identifica com o endereço IP do receptor, do emissor (de forma que o outro computador saiba a quem responder) e um número indicando a ordem em que os fragmentos foram criados. Estas indicações serão utilizadas pelo TCP, no momento do recebimento, para re-armar o envio e dar sua forma original.

Agora o documento está pronto para ser enviado.

Passo quatro: Enviar os pacotes a um gateway
O computador/emissor começa a enviar os pacotes a um gateway server – o roteador –, ou seja outro computador que atua como o portal (gateway) que conecta o servidor da rede do emissor com o restante da Internet e que decide quais pacotes são da rede e quais podem ir fora dela. Os roteadores atuam também como agentes de viagens que decidem qual é o próximo destino – a qual computador serão enviados – os pacotes.

Passo cinco: Enviar cada pacote pela rota mais rápida
De agora em diante os pacotes irão de um computador a outro usando vias de comunicação cada vez mais amplas e mais rápidas. A cada fase estarão mais perto de seu destino final. Se em alguma parte da rede as conexões seguintes são mais lentas, os pacotes serão enviados por outra rota que evita essa diminuição de velocidade.

Passo seis: Ordenar os pacotes e rearrumar o documento
Os pacotes chegam na rede do computador de recebimento final através dos roteadores e são ordenados e rearrumados pelo TCP na sua forma original. Os que nunca chegaram são solicitados novamente e o documento final é colocado no computador/receptor final da mensagem na forma original na qual foi enviado. Finalmente, uma mensagem é enviada ao computador/emissor informando que a transmissão se realizou com sucesso e corretamente.

O que é particularmente impressionante é que este processo somente tarda uma fração de segundo e se efetua uma e outra vez cada vez que se clica num vínculo (link), envia uma mensagem ou baixa um documento.

Pense nisto a próxima vez que puser um envelope no correio.

Fonte: Cisco Systems
How the Internet Works, Andrew Adamson

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: