Jean Carlos Cunha

.:: Diferente e eficiente::.

O que é Telefonia IP?

“E HORA DE POSTAR”!

Pergunta “O que é a Telephonia IP?” tem respostas que provam que o cenário das telecomunicações como conhecemos, está mudando. Hoje, a internet não é apenas uma via para a transmissão de dados. Agora é também possível fazer chamadas telefónicas através da Internet, usando uma tecnologia que torna abre novas possibilidades para as chamadas de longa distância, com custos razoáveis.

Então exatamente o que é telefonia IP? Também chamada de Voz Sobre IP(VoIP), é a tecnologia que permite que um sinal analógico de voz e traduzi-lo para um sinal digital. Esse sinal digital é então enviado de um computador na Internet para um outro computador receptor, onde é convertida de volta em um sinal analógico que o receptor ouve como a voz da pessoa que fez a chamada.

Ou, se apenas o originador da chamada tem VoIP, ele ainda pode fazer uma chamada utilizando VoIP. A prestadora irá tansportar sua chamada através de toda a Internet até o o ‘nó’ (central telefônica local) mais próximo da localidade do receptor. Normalmente o originador da chamada tem de pagar uma pequena taxa por este serviço. Ao usar a Internet, em vez da rede telefônica de longa distância da empresa operador de telecomunicações, o originador da chamada evita o pagamento de quaisquer tarifas de chamadas de longa distância.

No entanto, existem variações para a resposta à pergunta sobre o que é telefonia IP. Dependendo das necessidades do cliente, o seu nível de conforto com a tecnologia e suas outras necessidades de telefonia, há diversas escolhas de soluções de serviços de telefonia IP

Assim, quando nós consideramos a questão de saber o que é telefonia IP, temos de começar com a tecnologia VOIP básica e depois olhar para os pacotes de serviços oferecidos ao cliente.

Existem provedores VoIP que oferecem ao mesmo tempo a conexão à Internet (geralmente, internet em banda larga), mais os serviço de telefonia local com todas as características oferecidas pela operadora local de telefonia convencional, além do software e hardware necessário para fazer chamadas. Eles costumam cobrar taxas de aluguel dos equipamentos e taxas mensais de serviço.

Há também aqueles que fornecem apenas o serviço VoIP sobre sua conexão de banda larga existentes, e o equipamento também é um opcional. Mas se você tiver um PC com alto falantes, uma placa de som, um microfone e uma conexão à Internet, você ainda pode comprar ou obter por download o software que permitirá a você configurar sua própria chamadas VoIP, livre de qualquer mensal ou de longa distância.

O sistema de Telefonia IP consiste de dispositivos que permitem a integração do sistema de telefonia tradicional com o protocolo TCP/IP para o transporte de chamadas telefônicas. Esses dispositivos incluem gateways, gatekeepers, unidades de multiconferência, proxies, adaptadores, telefones ou computadores com aúdio.

Gateways são utilizados para a conversão de chamadas em um formato transportável através da Internet. Gatekeepers cuidam de tarefas administrativas como o recebimento de chamadas, controle de banda passante, tradução de endereços, autenticação de chamadas e localização do usuário. Unidades de conferência multi-ponto unidades gerencia chamadas do tipo um-para-muitos ou muitos-para-muitos. As funções desses componentes podem ser implementadas através de software ou hardware e podem ser integrados em unidades aparelhos específicos. Esses componentes se comunicam entre si utilizando protocolos de transporte de voz.

Gateways consistem de duas partes funcionais: um gateway de mídia, que converte os dados de áudio, e um gateway de controle que se baseia em um protocolo de controle. A Telefonia IP usa a tecnologia SIP para comunicação por voz. VoIP é uma combinação de hardware e software que permite aos usuários fazer chamadas através da Internet. Voz sinais são convertidos em pacotes de dados e são transmitidas na partilha, linhas públicas, evitando o uso de uma Rede Pública de Telefonia Comutada (do inglês, public-switched telephone network, abreviado como PSTN).

A tecnologia SIP (Session Initiation Protocol) é ideal para instalações com sistemas PBX. Um sistema de telefonia SIP permite ao usuário ter um número e aparelho de telefone em qualquer lugar permitindo plena mobilidade e interligação a nível mundial. SIP exige um Telefone ou Adaptador SIP e uma conexão de banda larga. Telefones SIP se comunicam através do protocolo TCP/IP da Internet, bem como permitem aos usuários a capacidade de transferir chamadas entre telefones SIP e telefones tradicionais através do PBX.

Dessa forma, a Telefonia IP é um passo evolutivo adicional do VoIP, através do qual há a convergência do sistema de telefonia tradicional com o sistema de dados mundial da Internet.

Click nas dicas abaixo.
Apostilas gratis
Livros Gratis
Revenda de site
Tenha seu site
Tutorias Gratis


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: