Jean Carlos Cunha

.:: Diferente e eficiente::.

O que é freeware, demo, sharware e etc..

Ola pessoal, sempre que voce faz download de programas existe algumas especificações sobre sua validade ou licença certo pois é resolvi então dar uma explicação para a geral sobre os tipos de licença mais conhecidos.

Freeware – o termo freeware é designado a programas que são distribuidos de forma livre sem que seja necessário que o usuário tenha que pagar nada para poder utilizar.

Demo – Trata-se de uma versão de avaliação, geralmente este tipo de distribuição não expira, porém não possui todas as suas funcionalidades, estas limitação podem recursos desabilitados ou imcompletos como um jogo que possui apenas uma fase.

Sharware – Trata-se de um software comercial completo, o qual possui todas as funções de uma versão paga, a idéia por trás deste tipo de distribuição é que o usuário poderá testar o produto antes de decidir pela compra, as limitação de tempo geralmente variam de 15 a 90 dias de uso, após o período de utilização o programa geralmente exibe uma mensagem informando que o tempo de uso expirou.

Beta – Este tipo de licença é o mais perigoso, a versão beta é geralmente um programa muito bom e com todas as suas funcionalidades e que ainda se encontram em fase de testes, estes programas são distribuidos da mesma forma que os freewares.
O usuário tem acesso ao programa completo, mas que em troca ajuda o desenvolvedor a aprimorar o produto.
Por se tratar de um programa ainda em testes, pode conter vários problemas que podem ser de apenas erros aleatórios ou até mesmo o comprometimento do sistema operacional.

Open Source ou GPL – ( código aberto ) Este tipo de licença é distribuido gratuitamente e possui todas as funções, porém voltado para o sistema operacional Linux.

Adware – Trata-se de um programa de distribuição livre com todas as funcionalidades habilitadas, mas que em troca adiciona um ou mais programas ou propagandas durante a instalação. Estes programas extras que dão suporte em dinheiro para manter o programa livre.

Postware – Este tipo de licença é distribuído gratuitamente e possui todas as funções habilitadas. O desenvolvedor pede apenas que caso o usuário use e goste do programa, que envie um cartão postal, de preferência com algum tema da cidade onde mora.

Antes da instalação, os programas apresentam uma janela contendo os termos de uso, o usuário deverá ler e se estiver de acordo poderá prosseguir com a instalação.

se gostou ou foi util deixe seu comentario.

Publicidade:

Apostilas gratis

Livros Gratis

Revenda de site

Tenha seu site

Anúncios

Uma resposta para “O que é freeware, demo, sharware e etc..

  1. joao neto 25 de novembro de 2008 às 8:23 pm

    nossa nao sabia essa difereciação que vi aqui muito fera

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: