Jean Carlos Cunha

.:: Diferente e eficiente::.

O que é DMZ”Conceito”

È a sigla para de DeMilitarized Zone ou “zona desmilitarizada”, em português. DMZ é uma pequena rede situada entre uma rede confiável e uma não confiável, geralmente entre a rede local e a Internet.

A função de uma DMZ é manter todos os serviços que possuem acesso externo (tais como servidores HTTP, FTP, SMPT, POP3, IMAP e etc) separados da rede local, limitando assim o potencial dano em caso de comprometimento de algum destes serviços por um invasor. Para que esse objetivo seja atingido os computadores presentes em uma DMZ não contem nenhuma forma de acesso à rede local.

A configuração é realizada através do uso de equipamentos de Firewall, que vão realizar o controle de acesso entre a rede local, a Internet e a DMZ (ou, em um modelo genérico, entre as duas redes a serem separadas e a DMZ).

Os equipamentos na DMZ podem estar em um switch dedicado ou compartilhar um switch da rede, porém neste último caso devem ser configuradas Redes Virtuais distintas dentro do equipamento, também chamadas de vlans (Ou seja, redes diferentes que não se “enxergam” dentro de uma mesma rede – LAN) porem isto não sera abordado.

O método mais simples de criar uma DMZ é utilizar um firewall com três ou mais

Interfaces de rede. A cada interface é atribuído um papel específico:

  1. Rede interna confiável
  2. Rede DMZ
  3. Un-confiável rede externa (Internet)

Com uma porta utilizando uma placa Ethernet no seu firewall irá permitir que você crie uma rede nesta configuração, ou até mesmo permitir que você crie uma rede com duas distintas da DMZ.

Separar o DMZ em múltiplos hosts da DMZ irá ajudar a limitar os danos que pode ser feito se um de seus hospedeiros DMZ está comprometida.

Se for utilizar uma DMZ com regras de Firewall, o Firewall será normalmente configurado para proteger a rede interna da Internet. Para criar uma DMZ, o firewall também deve aplicar as regras para proteger o DMZ a partir da Internet e das regras destinadas a proteger a rede interna da DMZ. Isto tornará mais difícil para um atacante para penetrar a rede interna.

3 Respostas para “O que é DMZ”Conceito”

  1. Gabriela 25 de outubro de 2009 às 12:46 am

    boom . o meo problema é o seguinte :
    Minha internet é modem da claro huawei ….
    meu msn fika kaindo a cada 15 segundos .. procurei varias soluçoes .. como reinstalar e intalar o msn e tbem de formatar o PC.. mais nenhuma destas funcionou no meo caso … um dia destes axei um site q tava falando q o meo problema era com o DMZ – MAis eo naum intendi o q eh isso ! e neem sei o q pode ser ! entaum fala lah q eo tenho q ativar essa merda ou sei laah o qee . mais por favor me ajude alguem ai !

    Obrigadaaa . 😀

  2. jean 4 de novembro de 2009 às 8:18 pm

    dmz no modem é um tipo de configuração…
    qual seu modem?

  3. Rodrigo 18 de março de 2010 às 1:37 pm

    Ola caro colega, Eu nao creio que voce possa ter algum problema com dmz, esta mais parecendo que voce usa acesso a net via telefonia celular 3g correto? Neste caso nao ha muito o que fazer, pois isso e realmente um problemas nestes tipos de rede semfio! Repito que DMZ nao esta relacionado ao seu problema, deve ser mais um diz que diz daqueles e ninguem sabe nada! Abracao

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: