Jean Carlos Cunha

.:: Diferente e eficiente::.

A tecnologia VoIP

A tecnologia do momento..
Mais eficiência por menos custo. No que diz respeito à comunicação telefônica, o que à primeira vista parece uma matemática impossível torna-se natural, a partir da utilização da internet para o abastecimento da conversação telefônica onde questões como distancia e horário deixam de ser consideradas no custo da comunicação. Esta é a razão pela qual os usuários de linhas telefônicas têm buscado aplicações de telefonia IP em cenários onde até pouco tempo a telefonia convencional era a única alternativa. Empresas de diversos segmentos estão adotando o sistema de voz sobre IP para otimizar a comunicação interna e externa. Grandes empresas já utilizam a ferramenta VoIP em busca da economia nas ligações, que pode chegar a 70%. Quando incorporada a aparelhos de PABX, a tecnologia permite a realização de ligações para telefones convencionais, móveis e ramais IP. É a grande tendência do mercado moderno corporativo.

Com e expansão da oferta da banda larga e a queda de preços dos equipamentos de rede, é cada vez mais comum encontrarem-se redes sem fio em locais públicos, restaurantes, aeroportos e em empresas de todos os portes. Com isto, quem está em campo está constantemente imerso em ambientes com acesso à internet e pode se beneficiar desta “quase onipresença”.
A Leucotron Telecom, observando a necessidade de mobilidade e o avanço da internet no Brasil, dotou sua plataforma de recursos que viabilizam a utilização de um aparelho celular como ramal IP do PABX. Ao usuário, basta adquirir um celular com recursos wi-fi e SIP, o que é cada vez mais comum nos smartphones de mercado. À plataforma da Leucotron, cabe gerenciar estes usuários e lhes oferecer as funcionalidades normalmente disponíveis em um ramal. Em locais sem cobertura de rede wi-fi, o aparelho se comporta normalmente como um celular. Ao entrar em um ambiente com cobertura wi-fi, o aparelho funciona simultaneamente como ramal e como celular.
Como já é de praxe estar com o celular na bolsa, no bolso ou na cintura, o usuário não precisará se preocupar em carregar nenhum outro dispositivo, tampouco conectar qualquer tipo de cabo para que o seu ramal funcione, dispensando assim o uso de ATAs (Adaptador de Telefone Analógico), Telefones IP ou Softphones instalados em Notebooks.
Este grau de mobilidade, com este nível de transparência, está transformando a maneira de fazer negócio nas empresas. As companhias, pequenas ou grandes, passam a ter acesso a serviços que antes só seriam viáveis com grandes investimentos. Assim, a economia na conta telefônica viabiliza o retorno sobre o investimento e a redução do custo operacional da empresa. De brinde vem o ganho de produtividade, que têm conquistado cada vez mais importância na hora da decisão.
Como todo investimento, também aqui é importante que a integração com o legado conviva com os avanços tecnológicos. Esta premissa tem pesado em favor de sistemas híbridos, que vêem se destacando por prover os recursos IP e a compatibilidade com a infra-estrutura de troncos e ramais pré-existentes na empresa. Além de permitir a migração gradual, este caminho também diminui riscos e reduz o impacto no fluxo de caixa.
Avançar tecnologicamente não é alternativa. A história comprova que não renovar suas capacidades e infra-estrutura é caminho certo para o fracasso. Grandes avanços foram implementados desde a invenção do telefone e salvo por alguma questão cultural, não encontraremos um telefone de manivela na recepção de uma empresa de sucesso.

A tecnologia do momento é o VoIP e isto é fato. A convergência de dados, vídeo ou voz suportados por redes privadas ou pela própria internet estão mudando o rumo dos investimentos e, em 2008, adquirir uma plataforma não compatível com IP não fará sentido algum.

Click nas dicas abaixo.

Apostilas gratis

Livros Gratis

Revenda de site

Tenha seu site

Tutorias Gratis

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: