Jean Carlos Cunha

.:: Diferente e eficiente::.

Quem é linus Torvalds? historia linus torvalds. biografia.

Ola pessoal, novamente to aqui para fazer um post sobre biografia porem agora a bola da vez é o senhor linux……..rsrsrs ops linus torvalds…Fontes: wikipedia e tia net..

rn_computer_linus_torvalds_linux

Linus Torvalds

Nome: Linus Benedict Torvalds

Cidade Natal: Helsínquia

Data Nascimento: 28 de Dezembro de 1969

Historico

Criador do kernel do sistema operacional GNU/Linux, ou mais conhecido como. Linus Torvalds pertence à comunidade dos Finlandssvensk, um extrato da população representando 6% dos habitantes da Finlândia, que falam sueco. Ele estudou na Universidade de Helsinki. Vive atualmente em Santa Clara, na Califórnia, com a sua mulher Tove e suas três filhas. Ele é um empregado do Open Source Development Lab (OSDL).

Biografia

Começou a lidar com a informática quando tinha 11 anos. O avô , Leo Waldemar Tornqvist, um matemático e estatístico da Universidade comprou um dos primeiros computadores Commodore em 1980 e pediu-lhe ajuda para usá-lo. Tornou-se tão interessado que passou um verão inteiro dentro de casa ou, melhor dizendo, no quarto em frente ao computador desenvolvendo o que restava do Kernel.
Em 1983 Richard Stallman criou a Free Software Foundation (GNU project). Em 1986 Marice J. Bach publicou Design of the Unix Operating System. Em 1988 Linus foi admitido na Universidade de Helsinki. No mesmo ano Andy Tanenbaum traz a público o Sistema Operacional Minix, um Unix para fins didáticos e que rodava em IBM/PC. Em 1990 Torvalds começa a aprender C em seus estudos.
No fim dos anos 80 ele tomou contato com os computadores IBM/PC compatíveis e em 1991 comprou um 80386. Com 21 anos, 5 já de experiência programando (em C), ele tinha contato com o Sistema Unix da Universidade (SunOS, atualmente Solaris) e desejava rodar a versão de Tannenbaum (Minix) no seu recém adquido 80386. Entretanto, descontente com os recursos do Minix, especialmente em relação ao emulador de terminal do Minix que ele utilizaria para acessar remotamente o Unix da Universidade, começa a desenvolver o seu próprio emulador de terminal que não rodaria sobre o Minix, mas diretamente no hardware do PC 386. Este projeto pessoal foi sendo modificado gradualmente e adquirindo características de um Sistema Operacional independente do Minix. Este é o início do desenvolvimento do Kernel Linux, relatado pelo próprio Linus Torvalds em seu livro Just for fun.
O kernel do Linux foi primeiramente desenvolvido pelo estudante finlandês Linus Torvalds numa tentativa de desenvolver um sistema operacional parecido ao Unix que rodava em processadores Intel 80386. O projeto foi lançado em 1991 em uma famosa mensagem para a Usenet. Desde os primeiros dias, ele recebeu ajuda de hackers do Minix, e hoje recebe contribuições de milhares de programadores.
Em 1997 Linus Torvalds recebeu os prêmios “1997 Nokia Foundation Award’y” e “Lifetime Achievement Award at Uniforum Pictures”. No mesmo ano finaliza os estudos superiores (1988 – 1997) passou 10 anos como estudante e investigador na Universidade de Helsinki, coordenando o desenvolvimento do núcleo do S.O. desde 1992.
Torvalds trabalhou na Transmeta (fabricante de processadores para portáteis) entre 1997 e 2003, e neste ano juntou-se ao OSDL (Open Source Development Labs), uma fundação criada para ajudar no desenvolvimento do kernel Linux, como OSDL fellow. Fazem parte dessa fundação várias grandes empresas do ramo da informática, como IBM, Sun, Nokia e outras.
Torvalds possui a marca registrada “Linux” e supervisiona o uso (ou abuso) da marca através da organização sem fins lucrativos Linux International.

Curiosidades

* Uma vez, o seu avô comprou um veleiro montável com cerca de 1000 peças para ser montado com o neto, Linus e pudessem velejar juntos. Mas no dia em que o veleiro chegou já era tarde, o avô preferiu esperar até amanhã. Mas Linus não conseguiu aguentar tanto tempo e montou o veleiro sozinho. O seu avô ficou espantado pois, um veleiro destes é muito difícil de ser montado.
* O nome do mascote Tux (o pingüim do Linux), foi escolhido por votação, pelo próprio Linus. Segundo ele “gostaria de um pingüim cheio, satisfeito por ter comido muitos peixes”. Diz a lenda que o motivo por trás da escolha do Tux como mascote foi uma mordidela que Linus levou de um pinguim num jardim zoológico.
* Ainda a cerca da mordidela, eis a lenda: Linus estava em um zoológico, parece que alimentando os pingüins, e eis que toma uma mordida em um dedo, que havia doído bastante. Ao perceber a dor que sentiu de um animal de pequeno porte como um pingüim, Linus pensa: “Se um animal tão pequeno consegue me machucar assim, porque meu pequeno S.O. não pode ‘machucar’ um maior?”
*Diferentemente do Senhor Gates linus não é um milhonario dominador do mundo e sim um cara que contribuiu com algo que liberte as pessoas da dominação microsoftana…….

comentario

Leia tambem:

como utilizar ssh, como utilizar scp, como copiar arquivos remotos no linux

Deixando o windows com cara de ubuntu, ubuntu no windows

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: