Jean Carlos Cunha

.:: Diferente e eficiente::.

o que é duplex, o que é halfduplex, o que é fullduplex, o que é simplex.

internetlogohv4Ola pessoal devido ao grande uma certa dificuldade de se achar um material filtrado na internet to aqui postando explicações da internet sobre nomes que as vezes voces falar ou escuta mais não sabe o que é…

Duplex:

È um sistema de comunicação frente e verso, é um sistema compreendido de dois partidos ou dispositivos conectados que podem se comunicar um com o outro em ambos os sentidos. (O duplex do termo não é usado ao descrever uma comunicação entre mais de dois partidos ou dispositivos.) Os sistemas frente e verso são empregados em quase todas as redes de comunicações, para permitir uma comunicação “rua em dois sentidos” entre dois partidos conectados ou para fornecer “um trajeto reverso” para a monitoração e o ajuste remoto do equipamento no campo.

Halfduplex:

Uma comunicação é dita half duplex (também chamada semi-duplex) quando temos um dispositivo Transmissor e outro Receptor, sendo que ambos podem transmitir e receber dados, porém não simultaneamente, a transmissão tem sentido bidirecional. Durante uma transmissão half-duplex, em determinado instante um dispositivo A será transmissor e o outro B será receptor, em outro instante os papéis podem se inverter. Por exemplo, o dispositivo A poderia transmitir dados que B receberia; em seguida, o sentido da trasmissão seria invertido e B transmitiria para A a informação se os dados foram corretamente recebidos ou se foram detectados erros de transmissão. A operação de troca de sentido de transmissão entre os dispositivos é chamada de turn-around e o tempo necessário para os dispositivos chavearem entre as funções de transmissor e receptor é chamado de turn-around time.

Fullduplex:

Uma comunicação é dita full duplex (também chamada apenas duplex) quando temos um dispositivo Transmissor e outro Receptor, sendo que os dois podem transmitir dados simultaneamente em ambos os sentidos (a transmissão é bidirecional). Poderíamos entender uma linha full-duplex como funcionalmente equivalente a duas linhas simplex, uma em cada direção. Como as transmissões podem ser simultâneas em ambos os sentidos e não existe perda de tempo com turn-around (operação de troca de sentido de transmissão entre os dispositivos), uma linha full-duplex pode transmitir mais informações por unidade de tempo que uma linha half-duplex, considerando-se a mesma taxa de transmissão de dados.

Simplex

Uma comunicação é dita simplex quando há um dispositivo transmissor e outro dispositivo receptor, sendo que este papel não se inverte no período de transmissão. A transmissão tem sentido unidirecional, não havendo retorno do receptor. Pode-se ter um dispositivo transmissor para vários receptores, e o receptor não tem a possibilidade de sinalizar se os dados foram recebidos. exemplo de simples é Transmissões de TV, Transmissão de Rádio e etc..

Se foi util comemtem…..

About these ads

Uma resposta para “o que é duplex, o que é halfduplex, o que é fullduplex, o que é simplex.

  1. Joaquina Maria 16 de março de 2009 às 11:52 pm

    Ola, adorei a publicação…da materia que me auxiliou em meus estudos sobre redes!!
    Espero ver mais desses tipos..grata

    JOJOO

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: